Fazenda Mundo Novo - São Tomé/RN:
Localização e espécies:
A Fazenda Mundo Novo está situada na região oeste da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi (BHRP), no município de São Tomé/RN. A área compreende um trecho da Área de Preservação Permanente (APP) do Riacho da Gameleira, com extensão de 7,35 hectares e localizada a 13,79 km da sede do município.
Figura 1: Mapa de localização da área de intervenção na Fazenda Mundo Novo
Características Gerais:
As áreas mais degradadas da fazenda correspondem a locais onde foram implantadas, recentemente, culturas de algodão e algaroba (Prosopis juliflora). Próximo às margens do Rio Pedra Preta, observou-se a presença de mamona (Ricinus communis), espécie amplamente reconhecida como bioindicadora de contaminação por metais pesados no solo. Além disso, ao longo das margens do rio, há cultivo de jerimum (Cucurbita spp.) e feijão (Phaseolus spp.), indicando uso agrícola intensivo e ocupação antrópica.
A avaliação revelou duas características distintas das margens do rio:
Margem inclinada: apresenta melhor conservação ambiental, com cobertura vegetal composta por espécies como mamoeiros (Carica papaya), além de trechos relativamente protegidos contra intervenções humanas.
Margem plana: sofre maior pressão antrópica, evidenciada pela predominância de cultivos como jerimum, feijão e milho (Zea mays), o que sugere uso intensivo do solo e menor conservação ambiental.
A análise demonstra uma correlação entre o uso agrícola intensivo, a degradação do solo e o potencial impacto ambiental ao longo das margens do rio.
Espécies:
Na área próxima ao cultivo de milho, observam-se indivíduos arbóreos esparsos e vegetação herbácea, indicando remanescentes de vegetação nativa. Uma parcela da fazenda, ainda não visitada, inclui uma plantação recente de limão (Citrus spp.), iniciada durante a pandemia, que substituiu o antigo cultivo de pimentão (Capsicum spp.).
Algumas espécies encontradas na área podem ser visualizadas a seguir:
Figura 2: Vegetação encontrada na área.
Figura 3: Vegetação encontrada na área.
Fotos antes da intervenção:
Figura 4: Área do riacho Gameleira em período seco.
Figura 5: Área do riacho Gameleira em período chuvoso
Figura 6: Reconhecimento da área para cercamento
Figura 7: Delimitação em campo para cercamento da área
Figura 8: Delimitação em campo para cercamento da área